sexta-feira, 22 de maio de 2015

Da Servidão Moderna

Atendendo a pedidos de alguns alunos, segue o filme exibido para algumas séries do ensino médio, que nos remete a reflexão de como estamos situados na experiência empírica do mundo capitalista, nos leva a pensar poderia haver uma forma melhor de se viver nesse planeta. A servidão moderna é um livro e um documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América latina. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens desviadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários. O objetivo principal deste filme é de por em dia a condição do escravo moderno dentro do sistema totalitário mercante e de evidenciar as formas de mistificação que ocultam esta condição subserviente. Ele foi feito com o único objetivo de atacar de frente a organização dominante do mundo.

sábado, 16 de maio de 2015

"Nós que aqui estamos por vós esperamos"

Completando a série de vídeos para o ensino médio, trazemos esse excelente documentário brasileiro de 1999, sob a direção de Marcelo Masagão. Ele nos relata como memórias do século XX; O filme se mostra como uma verdadeira volta ao mundo no seu contexto histórico, econômico e cultural. Banaliza a vida e a morte para nos fazer refletir sobre ela.  inspirado na leitura cinematográfica da obra Era dos Extremos, do historiador britânico Eric Hobsbawm, mostra na produção, através da montagem das imagens produzidas no século XX e da música composta por Wim Mertens, o período de contrastes entre um mundo que se envolve em dois grandes conflitos internacionais, a banalização da violência, o desenvolvimento tecnológico, a esperança e a loucura das pessoas. O filme foi premiado no Festival de Gramado em 2000 por sua montagem, e no Festival do Recife como melhor filme. Remete-nos a reflexão do desenvolvimento humano como um paradoxo, a evolução dos direitos humanos, por exemplo, foi incapaz de impedir a holocausto. 

terça-feira, 12 de maio de 2015

A Evolução da Vida

Esse curto documentário, com uma estupenda trilha sonora ("Also Sprach Zarathustra: Einleitung, oder Sonnenaufgang" por The City of Prague Philharmonic Orchestra"); baseado na carta estratigráfica internacional, portanto, embasado no que há de mais legítimo na ciência mundial, porém, muito resumidamente e com extremo esforço para preencher certas lacunas do evolucionismo;  nos remete ao princípio da vida, com foco principal no desenvolvimento dos hominídios, inclusive introduzido por uma cena clássica do filme "2001 um Odisseia no Espaço" onde o primeiro hominídeo agarra os osso de uma anta e consegue "imaginar" matando-a com aquela "ferramenta" que descobrira, mostrando que o poder de imaginar e planejar algo é uma característica exclusiva do homem. Além disso o documentário traz cenas de outros grandes filmes como o clássico "A Guerra do Fogo". A grande observação indicada seria o princípio da cultura exercido pelas primeiras espécies, a transferência do conhecimento para seus descendentes é a característica principal que proporcionou o desenvolvimento da raça humana. 
    

O PRIMEIRO CONTATO DE UMA TRIBO , COM O HOMEM BRANCO!

Esse vídeo contempla e série de aulas de sociologia para o ensino médio, tratando das socializações...Fazer a reflexão de encontro imaginando a socialização desse grupo que nunca viu outra raça de homem, a estranheza da cor da pele, cabelos e objetos. O encontro com o "sal", os sabores novos e o reflexo com a própria imagem e o ouvir da própria voz... 

sexta-feira, 1 de maio de 2015